sábado, 22 de agosto de 2009

Trata-se de viver tudo!!!!

O senhor é tão moço, tão aquém de todo começar que lhe rogo, como melhor posso, ter paciência com tudo o que há para resolver em seu coração e procurar amar as próprias perguntas como quartos fechados ou livros escritos num idioma muito estrangeiro. Não busque por enquanto respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas.
Rainer Maria Rilke


Li este trecho de Cartas a um jovem Poeta com uns 12, 13 anos, e estas palavras me acompam desde então. Lembro de na época encomendar o livro pois nas livrarias de Belém não havia um exemplar sequer, e quando chegou - quase um mês depois - o devorei em um dia. Me instiga essas palavras, pois contumamos querer entender tudo, rotular sentimentos, relações, pessoas, procuramos encontar definições no que nem sabemos exatamente o que são. Por que? Mais ainda, Pra que? Será que é uma questão de segurança, necessidade de acreditar que temos a vida sob controle? Já faz algum tempo que desisti de rótulos, de entender situações, acredito fielmente que ninguem é 100% algo, e nenhuma situação tem somente uma verdade. Somos milhares dentro de um só - daí tantas inquietações, tantos questionamentos. Muito melhor que entender é sentir, talvez um pouco instintivo , porém, sentindo a vida , esta pode se tornar mais leve, e vivendo a pergunta, pode ser que quando a resposta venha, esta se revele menos interessante do que a própria dúvida. E honestamente são esses questionamentos, essas dúvidas, essas perguntas que nos impulsionam, nos fazem evoluir.

3 comentários:

  1. Eu ainda tenho alguns rótulos e acho que alguns são até merecidos, mas tento evitá-los, até pq as vezes em que me rotularam e eu soube, me senti injustiçada. Para cada fato há no mínimo 456444615485462 verdades. Tudo depende de que ângulo você resolve olhar. Acho engraçado quando alguém diz: eu estou do lado da razão, mas... quem tem razão quando todos acham que estão certos?

    ResponderExcluir
  2. por isso não gosto de pensar muito, de analisar, de discutir, de pesar prós e contras, de pedir opiniões...sou fâ de querer coisas que a minha razão não quer..a pior opinião que tenho é a minha própria, então eu não me escuto.. vou, fecho os olhos e pulo. Depois vejo como ficou a merda, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Achei por acaso seu blog e estou amando!
    Entao, tomei a iniciativa de ser sua seguidora, caso vc concorde.
    Sou advogada e estou em Belem ha poucos meses, tbm adoro ler(tuudooo)e escrever.Estava pensando em criar um blog mas, faltou-me coragem.Parabens.
    Um abraco, Babi.

    ResponderExcluir