quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AMIZADE





Domingo passado assisti a peça "Aonde está você agora? com Bruno Galhiasso e Thiago Martins. A peça tem alguns diálogos interessantes , mas talvez fosse gostar mais se eu tivesse assistido com uns 10 anos a menos. O mais importante foi o assunto abordado: Amizade.
Sempre repito uma frase, nunca fiz um amigo. Os reconheci. Reconheci afinidades, reconheci bons corações, e com certeza temperamentos fortissimos, como o meu.
Quem nunca teve um amigo mesmo, deve se questionar se é um bom amigo. Amigo é aquela pessoa que você admira, que gosta de dividir momentos, histórias, risos e choros. Tenho amigos de infãncia que nem sempre os vejo, mas quando nos reencontramos é como se tivessemos acabado de nos falar. Amigos encontramos ( reconhecemos) no trabalho, em salas de aula, em baladas,academia,  em todos os lugares.
Ao longo do caminho nos enganamos com alguns,  decepcionamos com outros tantos, mas nos encantamos por mais outros. Claro, há varias pessoas que chamamos de amigos, pessoas que ficamos felizes ao abraçar e sentimos que é  recíproco, mas há aqueles que por uma razão que vou chamar de encontro, sentimos como se fossem nossas almas gêmeas ( para quem acredita) , costumamos rotular de  amigos verdadeiros, e que infelizmente não cabem na palma de uma mâo.
Quando falo que existem amigos verdadeiros , estou falando daqueles que te conhecem pelo olhar, pelo tom de voz, que sabem até que atitude ou frase você empregaria em determinada situação. São aquele que te amam "apesar de" seus defeitos, suas manias loucas, suas inseguranças ou mau humor. E o melhor, sabem a hora e o jeito de te criticar, ou não. Te defendem quando te crucificam, e quando gostam de seu namorado(a), numa briga, vai sempre ficar do teu lado, e se você estiver completamente errado  pelo menos tenta achar uma forma de explicar porque ficou do teu lado. Na amizade há admiração mútua, respeito, e dias desses uma dessas amigas de alma me falou que só vamos saber se é amizade mesmo após uma briga. Se depois as pazes não acontecerem tao espontaneamente, pode ter certeza, não eram almas gemeas.
Só quem já reconheceu uma amigo/irmao sabe a importância e a felicidade que trazem, a segurança. È saber que tem alguem que está sempre lá. È saber onde dói no outro e então respeitar essa dor, è saber onde agrada para poder criar circunstancias para deixar o amigo feliz.Para mim é uma relação de amor, é um relacionamento que deve ser cuidadosamente trabalhado e alimentado como qualquer outro, só não te pede fidelidade, mas a lealdade tem que ser uma constante.
Sou agradecida á vida , me deu de presente conviver com pessoas maravilhosas que facilmente eu viveria, morreria por elas. São parte de mim, uma extensão de minhas insanidades, aventuras, de minha incostancia, e de tudo que tenho de bom no meu coração.

 Há um trecho de uma musica que lembra minha infãncia  e dedico aos meus amigos que sabem que são minha familia também:

" mas se é amigo não precisa mudar, é tão lindo, deixa assim como está que eu adoro, adoro, dificil é a gente explicar..."

3 comentários:

  1. Sabe que identifico nossas conversas qdo leio teus textos e adoro...nossa convivência é rica em troca de experiências, de sentimentos, descobertas e por que não, bobagens...tbém agradeço a Deus por ter colocado cada um de vcs na minha vida. Tô com saudades viu? Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. É, amigos sobrevivem sempre: a distância, a namoros (e afastamentos quase inevitáveis), à falta de tempo etc.

    E que bom que eles estão se renovando sempre. Os mais verdadeiros permanecem a vida inteira, mas poucos têm essa sorte. Vamos valorizar então, né? Gostei do texto. Beaucoup.

    ResponderExcluir
  3. Miiigaaa, semana passada eu, karmine e alexceia almoçamos juntas, de forma não planejada, e falamos de vc e da paulete, relembramos alguns moments...e como vc disse, desde meu casamento que não encontrava as duas, mas foi como se tivéssemos acabado de nos falar! I Love You! bjus.
    Anete

    ResponderExcluir