sexta-feira, 1 de junho de 2012

EU TAMBÉM CANSEI MONALISA

E pela milesima vez resolvi cortar os cabelos. E daí? - podem me perguntar - dai que se você for um bom observador irá perceber que ao seu redor as mulheres estao andando com um unico estilo de cabelo, todas iguais, como se estivessem sido fabricadas no mesmo endereço. Quase todas usam o cabelão chapado.Estao seguindo moda, podemos pensar,é mais pratico, enfim, teremos a desculpa que quisermos dar para justificar esse padrao que estamos nos impondo. Eu mesma aderi durante bastante tempo,claro que sempre dando um jeito para que o corte fosse mais diferenciado, mas admito que muitas vezes saia de casa como uma clone de varios alguens que iria encontrar na rua. POis bem, há um ano vinha tentando escurecer os cabelos, na verdade os assumir, o que comecei a fazer há uns meses atras, mas decidi que queria me libertar, que queria arranjar um jeito de dizer quero me sentir livre desse padrao. Com a visita na semana santa em ilheus, em homenagem a gabriela havia decidir assumir os cachos longos, fiquei um mês quase assim, até que uma amiga falou que eu não tava igual a gabriela e sim igual a uma surfista. entao percebi que algo ainda estava errado. Sexta passada chamei o junior e pedi pra ele cortar sem pena, e como a mercedes no Divâ pedi o famoso "repica.....". O resultado: me senti livre, dei alforria pra uma vanessa que não existia desde que era ruiva quando todas eram loiras por causa da carla perez. Na verdade estava cansada. cansada do mesmo estereotipo, é como se o cabelo tivesse tirando as minhas forças, minha vitalicidade, minha personalidade. Não fui radical como a Monalisa acima, até proque o corte " joazinho" também não me refletiria, mas que fiquei diferente isso fiquei. Claro que já recebi elogios, e também aquela cara de "tu es louca" daquelas que tem medo de abandonar o cabelo-clone, ai eu que falo, e dai? Já ouvi que homens gostam de mulheres com cabelos longos, nooosa, tenho uma lista de coisas que gosto nos homens e não me lembro deles estarem tentando se adequar ao que eu gosto. Hoje,me sinto vivendo em plena liberdade, liberdade de assumir minha personalidade sem problemas nenhum a refletindo no meu corte de cabelo. Não pretendo ser igual. Seguir moda, tendencia é uma coisa, alias seguir no sentido de adapta-la a quem somos, mas nos tornar-mos escravas não, obrigada. Decidi que quero andar na rua sem medo de estragar o cabelo, tomar banho de chuva , decidi que quero me olhar no espelho e me reconhecer.Chanel dizia que quando uma mulher corta o cabelo ela quer mudar de vida, Não quero mudar de vida, quero assumir a minha, e quem não gostar, não posso fazer. paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário