quarta-feira, 19 de junho de 2013

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA


E um belo dia o governo de São Paulo resolve aumentar sua tarifa ,e vinte centavos foi a gota d´água. Foram os vinte centavos mais caros dos ultimos tempos na historia do Brasil. Foram  vinte centavos que levou o povo ás ruas , com palavras de suplica, acompanhadas de fúria, Fúria não pelo valor em si, furia pelo o que há anos somos obrigados a engolir seco.
O Brasil sempre teve a fama se ser um povo pacifico e festeiro e, honestamente, esse conceito não é totalmente errado, afinal somos um povo cujo os ingredientes de nossa formação mistura-se com o Fado portugues, com os batuques africanos , danças e pinturas indigenas entre muitas outras pitadas culturais.
Ocorre que esqueceram que juntamente com o fado, batuque, danças  e pinturas,  também herdamos a coragem de atravessar oceanos para conquistarmos novos mundos, herdamos as marcas de um povo escravizado e humilhado por sua cor e pela sua cultura, herdamos a indignação de sermos chamados de não civilizados e nos roubarem em troca de espelhos, logo, esqueceram que nosso grito é forte e alto pois carrega um sofrimento que foi oprimido esse anos todos.
Lutamos pela queda da  republica, alias, eu como paraense posso bater no peito e dizer meus antepassados fizeram uma revolução cabana. Lutamos pelo fim da escravidão , temos Zumbi dos Palmares como herói nacional, fomos as ruas pelo fim de um regime de ditadura militar, nem que isso importasse em mortes e torturas, nosso grito pedia por liberdade. Minha geração especificamente foi a dos caras pintadas onde o verde e amarelo  tomou as ruas e gritamos fora para um presidente e sua equipe, portanto não me surpreende que por vinte centavos São Paulo tenha acordado e levado com ele o Brasil inteiro repleto de indignações.
E por mais do que vinte centavos, o Brasil inteiro está gritando, está nas ruas, não contra a presidente, um governador, um prefeito, ou contra um partido especificamente, estamos gritando com furia pelos nossos direitos, por melhorias da vida, branco é a cor desse movimento em sua maioria.
Acharam que mais uma vez iam nos calar com o circo do futebol.  Gostamos de fazer festa , gostamos do futebol, mas precisamos bem mais que circos, pois pela historia de luta do povo brasileiro nunca fomos palhaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário