domingo, 29 de novembro de 2009

CONTRADIÇÕES



Esse final de semana fui em um aniversario de criança, tudo lindo, crianças se divertindo e tudo mais, porém em determinado momento a criançada parecia que estava enlouquecida, começou a tocar a música Thiller de Michael Jackson, e não teve quem os segurasse. Teve um garotinho de uns 5/6 anos no máximo imitando com detalhes a coreografia da música, o que me fez pensar numa coisa, os ultimos anos anteriores à sua morte fizeram com que o público esquecesse do astro que ele era.
A primeira pergunta que fiz foi porque essas crianças estão cantarolando suas musicas e fascinadas com a forma com que ele dançava, mas imediatamente a reformulei, como não se maravilhar com os espetáculos que ele contumava dar?
Não vou entrar em méritos de suas doenças, fragilidades, e nem  até que ponto eram reais as acusações de abusos contra crianças, a verdade é só uma, o mundo o condenou durante muito tempo, eram muito mais importante seus escandalos que suas apresentações, não fizemos diferenciação entre o lado pessoal e o profissional, e agora simplesmente, após uns quatro meses de sua morte, revemos seus videos e olhamos maravilhados com seus passos. Ele era um Show man.
Quantas pessoas julgamos, e as rotulamos em 100%  algo que tem várias vertentes e caminhos? Quantas vezes não fazemos essa diferenciação entre lado pessoal, profissional, e acabamos por confundir tudo, aplicando " condenações" que melhor convém ao que ditamos como correto? Se ele errou, errou, deve estar acertando as contas com alguem, mas e no palco, será que foi justo o mundo  tentar ofuscar o brilho que ele tinha? Insito, tudo seria mais fácil se parassemos de impor nossas verdades e aceitar as diferenças, ou pelo menos aprender que numa mesma pessoa podem haver diferenças, comportamentos que aparentemente deveriam se repelir, contradições.Que mania é essa que há em que a curiosidade para o que a pessoa fez de errado é infinitamente maior do que a que a pessoa fez de bom.?

Um comentário:

  1. vanessa,
    está sendo um fenômeno (mais um) do MJ a explosão de vendas mesmo depois da sua morte. E o interessante o fascinio recente das crianças pelo astro pop. Falo isso por experiência própria visto que tenho um primo de 7 anos que está enlouquecido, tem vários dvds (piratas, diga-se passagem), e enche o saco pra ver toda hora, hehehe. Mesmo sem entenderam muito, ate pq MJ canta em ingles, a energia, a batida do som, a dança, enfim acaba envolve o mundo infantil. E confesso quando era criança, eu tentava fazer o passo moonwalker, hhehehe, e era viciado no jogo de videogame do antigo megadrive.

    mas espero que as crianças possam ter outras oportunidade de contato com outras expressoes artisticas e culturais, principalmente locais.

    bem que quando o É Tchan feazia o sucesso era o que tocava nas festinhas de crianças, ainda bem que nao existe mais. Só resistindo a Xuxa, ultrapassada, heheh, bom mas aí é outra discussão.

    bjus
    Ricardo

    ResponderExcluir