quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DIÁLOGOS QUE NUNCA DEVERIAM SER TRAVADOS



Definitivamente há palavras, frases que nunca deveriam ser ditas, em nenhuma hipótese, sob nenhum argumento.Porém, inevitavelmente ouvimos diariamente histórias de diálogos que ferem a alma. Doem ainda mais quando as palavras são ditas por quem amamos, por quem temos algum carinho. Já questionei em postagem anterior sobre o cuidado de criticarmos alguém, mas insisto, há coisas que  deveriam morrer em nossos pensamentos, e se inevitável dize-las, pelo menos que seja escolhendo uma maneira mais amena..
Vou levar em consideração  que algumas são ditas em momentos de extrema emoção, raiva, medo, mas ainda sim, será que ao falarmos um "não acho que sejas uma grande amigo" para aquela pessoa que ficou noites ao teu lado ouvindo você reclamar da vida, ou " eu não gosto de ti" para quem cuidou de você quando nenhuma outra pessoa o fez, temos a ideia do mal que podemos estar fazendo?
Há quem repita por ai que quem bate esquece, mas quem apanha jamais, então é ai que devemos repensar no que falamos, será que o que eu disser pra alguem não vai magoa-lo, feri-lo, e eu tenho ideia do quanto isso pode interferir na sua vida?Será que ele não vai se sentir humilhado?
Numa discurssão, muitas vezes são reveladas muitas mágoas, verdades em mão dupla, e não consigo ver isso como algo totalmente bom, aliás , há um estudo que após 10 minutos a discurssão já tem outro foco que não o inicial. Não estou levantando bandeira de que devemos guardar sentimentos ruins, mas só devemos revelá-los se realmente o outro merecer ( sim há gente que merece uns desaforos de vez em quando, e atire a primeira pedra quem discordar comigo).
Há diálogos que machucam, que podem tranformar relações. Se há varias maneiras de se dizer algo, pra que escolher a pior forma, com as piores palavras e expressões?

OBS: Se alguem se interessar por um livro que conta um diálogo que jamais deveria ser travado, leia por favor Eu sei que vou te amar do Arnaldo Jabor, frases pesadas.

2 comentários:

  1. É... e uma vez dito, não dá pra voltar atrás. Pedir desculpa, reconhecer que falou besteira ajuda, mas não apaga. É uma droga isso.

    ResponderExcluir
  2. é que a maioria das pessoas não sabe discutir para resolver, mas para brigar..para ofender mesmo, para punir...e quanto mais se conhece uma pessoa, mais se sabe quais são os argumentos que só servem para humilhar...

    Anete.

    ResponderExcluir