quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AVATAR

                                                                  cena do filme Avatar

Final de semana passado levei meu afilhado e meus primos para assistirem Avatar. Mega produção cinematográfica. No final as crianças me olharam e me disseram que o filme era triste.Avatar tem uma realidade disfarçada no filme. Sob meu ponto de vista aquela tribo era uma metáfora sob as diversas "tribos" que foram exterminadas em nome de uma "civilização", de um progresso que nunca respeitou as adversidades culturais. Interessante quando falam que o filme é de ficção científica, não vou discordar que a magia toma conta da produção, bem como há artificios tecnológicos e estudos cientificos que só a fantasia humana poderia elaborar , mas é um filme de guerra, guerra entre uma raça que subestima a outra. Nunca consegui encontrar fantasia quando os colonizadores chegaram para explorar  terras alheias  e impuseram seus meios de vida, suas verdades e suas crenças. Reparando nos "nativos" do filme eles lembram  indios já que usam tangas, tem uma relação de respeito com a   natureza, usam uma outra língua, usam o arco e flexa como arma e se pintam para a guerra. Realmente as crianças tem razão, é um filme triste, já que um povo tem que lutar para não ser massacrado somente por não se enquadrar no que é tido como civilizado pelos demais.

Um comentário:

  1. Achei que só eu tivesse me emocionado tanto com o filme...mas acredito que como vc mesma disse, nós, do Brasil, da amazônia, mais do que ninguém entendemos a mensagem por trás da superprodução...
    Obs: continuo sem saber postar isso, rsrs...Jô, me socorre de novo, por favor!!!

    ResponderExcluir