terça-feira, 18 de maio de 2010

PARABENS PRA MIM...



Hoje acordei com 31 anos de idade. E ao contrario do ano passado, não me assustei. Fazer os 30 anos é que  foi um marco. Hoje estou só consolidando mais uma vez que sou uma balzaquiana e não tem mais como negar, e nem negaria. 
No fundo ao mesmo tempo que nos faz temer ao percebermos que de fato o tempo está passando, nos faz ter uma maior controle do que queremos de verdade, ou melhor, nos faz perceber nossos limites, até onde poderemos chegar levando em consideração nossa natureza. Sim, com essa idade já nos reconhecemos. Podemos ter uma ideia aos vintes e poucos de quem somos, mas incrivelmente, é como se nessa fase tivessemos uma noçao ( exata?)  de nossos defeitos , limitações e do que queremos ou não mudar. E as vezes isso é decepcionante. 
Incrivelmente como passei  a ser mais segura de mim mesma, até defeitos fisicos que costumavam me incomodar, passei a adaptá-los, senão, sei que estaria condenada a nunca me aceitar. Hoje sei perfeitamente distinguir as escolhas que me pareciam certas e eram certas e as que se revelaram erradas.
Sei que há mais responsabilidades a cumprir, que meus sonhos devem ser mais projetos do que "surtos" (não que tenha certeza que tenhamos que viver todos os nossos sonhos, mas isso será um capítulo a parte), assim como sei que não devo mais ocupar meu tempo com quem ou com o que não me alimente a alma.
Enfim, mas o que sei -e ainda é pouco-  , é que independente de qualquer coisa , continuo buscando simples prazeres, que retiro  da familia, das risadas compartilahdas com meus amigos, dos momentos que aproveito minha propria companhia, das pessoas especias que só fazem somar, da felicidade que me ocorre quando leio, escuto ou vejo  algo que me emocione. Feliz aniversario pra mim, que continue me encontrando e me perdendo diariamente.

E lá vai Balzac, Com trecho de A mulher de 30 anos:

"Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis para um rapaz... Com efeito, uma jovem tem ilusões, muita inexperiência, e o sexo é bastante cúmplice do amor... ao passo que uma mulher conhece toda a extensão dos sacrifícios que tem a fazer. Lá onde uma é arrastada pela curiosidade, por seduções estranhas à do amor, a outra obedece a um sentimento consciente. Uma cede, a outra escolhe... dando-se, a mulher experiente parece dar mais do que ela mesma, ao passo que a jovem, ignorante e crédula, nada sabendo, nada pode compara nem apreciar... Uma nos instrui, nos aconselha... a outra quer tudo aprender... Para uma jovem seja amante, precisa ser muito corrompida, e então é abandonada com horror, enquanto uma mulher possui mil modos de conservar a um tempo seu poder e sua dignidade... A jovem... acredita Ter dito tudo despindo o vestido; mas uma mulher... se esconde sob mil véus... afaga todas as vaidades... Chegando a essa idade, a mulher sabe consolar em mil ocasiões em que a jovem só sabe gemer. Enfim, além de todas as vantagens de sua posição, a mulher de trinta anos pode se fazer jovem, desempenhar todos os papéis, ser púdica e até embelezar-se com a desgraça".

3 comentários:

  1. Aê!!!! Bombando, d. amiga. O teu presente é... ah, já tá em cima da tua mesa esperando tu chegar! Enfim vai acabar minha agonia.

    Parabéns, sua pequena. Muitas, muitas felicidades e todas as viagens para os bons lugares do mundo que quiseres conhecer. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parbéns atrasado. Ótimo recorte de Balzac.
    Abraço. Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amyga phyna! eu que já conto com 33 me acostumei mais um pouco de não ter mais vinte e poucos anos..
    bjs.
    ei vc já viu sex and the city 2? poxa queria ver com vcs..
    Anete.

    ResponderExcluir