terça-feira, 1 de setembro de 2009

SÍNDROME DE PETER PAN


O inevitável aconteceu, somos adultos. Adultos com aparência e espirito de juventude, mas adultos. Pode parecer estranho eu estar afirmando o que aparenta ser óbvio, mas afirmo pois sei que não é tão claro assim. Admitir que não somos mais adolecentes tem um custo muito alto,talvez por isso a síndrome de Peter Pan tenha acompanhado uma parte da minha geração, e, admito eu e muitos amigos já sofremos ( alguns ainda sofrem) desse "mal".

Era mais simples ser somente jovem. Muitas vezes nossas contas restringiam-se ás baladas, quando muito a conta de um celular, tudo pago com dinheiro do estágio ou de mesada. Claro sei que nem pra todos foi tão simples assim, mas pra maioria dos meus conhecidos, sei que foi. Hoje pagamos parcelas de carros, apartamentos, plano de saude, cartão de credito, supermercado, aluguel, enfim, arcamos com nossas vidas, com todas as consequencias que "crescer" pode vir a gerar.

O que mais estranho, é que não sei quando essa (r)evolução aconteceu, estava bem distraída em alguma festinha, em algum bar, quando me vi cheias de responsabilidades.

Dias desses tava ouvindo uma amiga falar de como é dificil e estressante tomar conta de uma casa, e não tem quem negue que é verdadeira este desabafo , mas fiquei imaginado, uns dez anos antes, quando ainda achava que tudo seria fácil e que era praticamente uma mulher maravilha, acreditavamos que a vida seria perfeita. Não estou afirmando que não somos felizes, porque isso, somos, mas tinhamos a ilusão, ou a imaturidade de nunca imaginar que a vida também estava presente na rotina , que teriamos um ônus muitas vezes maior que o bônus.

Tornar-se adulto é muito bom, temos a independencia finaceira, profissional, acabamos por nos conhecer de verdade, e ai incluo que já sabemos que não somos indestrutiveis, nem imortais , mas, não tem a irresponsabilidade permitida e tolerável dos mais jovens.

Não vou entrar na questão do que é juventude, pois isso tenho quase que certeza, que aos cem anos ainda me sentirei descobrindo o mundo, falo de posicionamentos que nós mesmo aprendemos a nos cobrar, de prioridades que foram se modificando com o tempo.

Alguns foram abandonando a Terra do Nunca pelo caminho. Abandonaram quando tiveram seus filhos , quando tiveram que sustentar uma casa ou coisas do gênero. Outros tentam equilibrar a síndrome, horas de responsabilidades e obrigações, horas de esquecer que isso existe e "chutar o balde" ( mas acreditem, essas horas vão diminunindo sem percebermos). Deve haver os que nunca se permitam crescer de verdade, mas esses, acredito correm um serio risco de tornarem-se cansativos.

Colocando na balança, tornar-se adulto é inevitável, aceitar o fato facilita , mas o que nunca podemos deixar acontecer é que a vida se torne uma repetição de rotina, de compromissos, Somos mais que isso , merecemos muito mais que isso, e o peter pan não deve ser abandonado completamente, deve aparecer em vários momentos da vida.

2 comentários:

  1. Crescer nunca foi fácil. E nunca será. Mas é legal tbm. O ruim é quando a pessoa se torna ranziza e só vê problemas na vida. Eu sofro de velhice precoce, então não senti mto essa mudança, trabalhei desde cedo e sempre fui megarresponsável, daí já viste. :P

    ResponderExcluir
  2. a Terra do Nunca em que eu morei era tão legal...agora quem mora lá é a Sofia, rs..bj.

    ResponderExcluir