segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VEM CÁ, EU TE CONHEÇO?????

Se tem algo que não suporto ouvir são críticas, e acho que a maioria das pessoas compartilham dessa idéia Não gosto do fato de alguem falar o que o outro tem como defeito, até porque com algum caminho já percorrido pela vida, aprendemos a identificar gestos, palavras ou comportamentos que demonstram que não somos perfeitos, e se quisessemos saber de algo, perguntariamos.
Honestamente poucos são os que permito me criticarem , e ainda sim, só me criticam quando eu pergunto algo. Acredito que quem é amigo mesmo conhece os defeitos do outro e se continua convivendo junto, é porque aprendeu a tolerá-los.
Há situações piores, por exemplo, quando a pessoa que nos critica acabou de nos conhecer, sem ter intimidade alguma, é inadmissível. De repente a pessoa sai despejando desvios, sentimentos que você tenta esconder, tem dificuldade para reconhecer, ou simplesmente nem acha que aquilo deveria ser questionado. É como um soco no estômago.Eu, sem querer, acabo afastando aquela pessoa de uma forma ou outra da minha vida, não que eu não vá mais gostar da dela, mas se não sabe respeitar minhas limitações, nunca vai poder ser um amigo meu, poder compartilhar momentos especiais. Mas jamais vou responder uma critica, vou fazer de conta que ela nunca existiu, esquece-la, como a pessoa que ousou apontar minhas falhas sem que eu quisesse saber delas, torna-las de domínio público. E se esse for mais um defeito meu, fazer o que?
Não devemos sair por ai criticando ninguem, apontando os defeitos e fraquezas alheias, não sabemos que tipos de fantasmas, monstros ou fadas as pessoas escondem em pequenas ou grandes situações, além do mais, o que dá o direito de alguem julgar um comportamento?
Há situações em que pode até haver críticas construtivas, mas estou começando a desconfiar que esse tipo de critica vale mais quando o assunto é profissional, pois é muito complicado criticar alguem em suas escolhas, pois será que existe um tipo de comportamento certo e um errado? será que existe alguem sem nenhum defeitos? e será que quem critica muito aceita ser criticado ou será que se acha o dono(a) da verdade, como se só existisse uma verdade.
Me lembrei de um quadro que tinha num programa desses de comédia, onde após a atriz ouvir varias criticas, olhava e perguntava: vem cá eu te conheço??? rs, as vezes dá vontade de dar respostas como essa.
Claro temos o direito de gostar de um comportamento ou não, mas será que temos o direito de questioná-los, principalmente, se esse comportamento nunca nos atingiu, apenas nao gostamos dele por motivos que talvez nem identificamos.
Sinceramente, antes de pensar em criticar alguem, melhor pensar duas, três vezes, pensar até desistir de criticar se necessário, o importante é analisar se aquilo que tanto está lhe incomodando , você será capaz de tolerar, se não, mude de amigos. Se for capaz de tolerar, aprenda a conviver com as diferenças. Com certeza a vida se tornará muito mais leve.O segredo pra mim é esse, gostar das pessoas como elas são, sem tentar muda-las, ou não gostar delas, o que também é um direito. Simples assim.

Um comentário:

  1. É isso aí. Eu tbm não lido bem com críticas e acho que elas só cabem quando pedimos a opinião de alguém mesmo. Aí é ter estômago pra ouvir a resposta. Afinal, quem pergunta quer saber. Enfim... complicado. Já terminei grandes amizades por a pessoa achar que podia ser a palmatória do mundo. Crucificação fica pra bíblia, não?

    ResponderExcluir