segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Perdão x Esquecimento


Nessa época de final de ano em que falamos de amor ao proximo, fiquei pensando no perdão, na verdade se só perdoamos mesmo se esquecemos do que de fato a pessoa nos fez. Não cheguei a nenhuma conclusão. Nenhuma. Já falei várias vezes que perdoei algumas atitudes, e pronto, vez ou outra elas rondam minhas lembranças me trazendo os mesmos sentimentos ruins que me proporcionaram no inicio, não sinto raiva da pessoa, mas simplesmente não consigo apagar da mente a dor que me causou.
As vezes fico imaginando que não perdoamos, apenas aprendemos a conviver com a situação.
Perdoar é realmente algo dificil. Não tiro a dificuldade que há também em pedir desculpas ( prometo falar sobre isso mais tarde), porém é menos dificil que realmente perdoar. Desculpar alguem que nos fez mal , é dizer, "tá tudo bem, vamos continuar a viver e por um ponto final nesse acontecimento" , isso prova o quanto é complicado, porque podemos até querer por esse ponto final, mas será que conseguiremos??

Não vou discutir que  a vida seria muito mais leve se perdoassemos o outro, pois disso tenho certeza, e tento de todas as formas perdoar inclusive quem nunca admitiu que errou comigo, mas continuo sem conseguir esquecer. Não sei se um sentimento está atrelado ao outro, ou se são independentes, mas estou começando a acreditar que com ou sem o perdão, com o esquecimento ou não do fato, há um ponto final na história pois depois de uma rachadura um vaso nunca mais será o mesmo, ainda que recuperado será um vaso frágil naquele ponto remendado. Como dizem por ai: “vaso quebrado sempre vai ser um vaso quebrado por melhor que seja a cola".

3 comentários:

  1. Não perdoo quando acho que o outro não merece. Até pq qdo o perdão é de coração, vc abre espaço para que o outro faça novamente a mesma coisa. Por esses e outros motivos, eu deixo pra lá, não fico remoendo o assunto, nem sofro mais depois de um tempo, mas a mágoa fica guardada em algum lugar empoeirado. Isso é fato.

    ResponderExcluir
  2. Procuro esquecer os momentos ruins, porém eles sempre ficam nas nossas lembranças. Saber conviver com quem nos causou uma mágoa é ter um mínimo de civilidade, perdoar é DIVINO.
    Ass. Waleska.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, tô curtindo te ler..rs..qto ao perdão, enfim, tem coisas que a gente não esquece mesmo, mas quando a relação entre duas pessoas é forte pra valer não tem mágoa que resista, mesmo você não esquecendo do fato, ele fica pequeno diante de tanta coisa vivida, compartihada...ah! viva o perdão!
    Bjo na boca...

    ResponderExcluir