quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DECLARAÇÃO DE AMOR

Haryscow ( segundo a Dani) não gosta muito de fotos...

Nunca tive muito jeito com bichos. Animais nunca foram meu forte, achava bonitinho, mas bem longe de mim. Mas também fui criada para isso, minha mâe ODEIA animal dentro de casa, dessa forma as tentativas para ter um bichinho de estimação sempre foram frustadas. Porém há um tempo atrás ,na garagem de casa ,apareceu um filhote de gato , e achei de dar comida pois era visivel que não comia já havia alguns dias. Dava comida e tinha que sumir pois ele era totalmente avesso à movimentação humana, era só tentarmos chegar perto que ele parecia que ia nos atacar. Foram passando os dias, ele ainda arisco , mas já começando,assim como eu , a "amolecer o coração".

Essa história de "amor" começou há mais de um mês, já o levei ao veterinário, e tenho todo o cuidado possivel com a saúde dele, é a atração momentânea da casa, até minha mâe já tem receio quando ele quer ir pra rua. Mas o principal, é que comecei a observar o gato, suas atitudes, sua independência. Aliás, acho que é essa caracteristica que me faz gostar dele. A independência. Costumam criticar os gatos por serem interesseiros, traçoeiros, mas estive refletindo sobre isso.

Ele chegou lá em casa, gato de rua, como dizem " se virava" por aí, desconfiava obviamente de todos que chegavam perto dele, natural quando se aprende cedo que a vida não é um mar de rosas, e quando resolveu dar um tregua, aprendendo a confiar, logico ficam sempre com aquele olhar de que "acredito e não acredito em você", e honestamente ninguem mais acredita 100% em alguem que acabou de conhecer, ninguem que pelo menos tenha percorrido já boa parte do caminho da vida, afinal as pessoas podem ser boas, mas tem defeitos, e muitas vezes só com muuuuuuuuuuuuito tempo nós os conhecemos.

Um hábito ele não perdeu: noite. È só chegar de noite, coincidencia ou não, preferencialmente às sextas feiras, ele quer ganhar a rua, e tem vários amigos que ficam o esperando na porta de casa. Já me falaram para prende-lo, não permitir que saia, sei que talvez fosse menos perigoso pra ele, mas acredito que estaria atravesando sua natureza. Gosto de reparar seu comportamente ( alias esse é uma das minhas caracteristicas, observar o comportamento de todos que me cercam...) e cada vez mais me encanto, ele é dono de si. Já me falaram, para não dar comida para ver se ele não vai embora. Ora, rs, honestamente qualquer pessoa é assim -exceto os masoquistas - se alguem não te dá mais carinho, atenção, porque permanecer lá?

Temos muito dos bichos na gente, talvez o instinto de sobrevivencia seja uma das maiores provas disso. Tenho me descoberto nessa história. Já me perguntei se teria me encantado por ele se ele não tivesse dificultado pra mim no inicio, ou se ele fosse dependente de mim, ou me olhasse como se precisasse de mim, nunca saberei a resposta, mas estou desconfiada que talvez tenha uma alma meio felina, afinal, a noite é minha segunda morada, detesto depender dos outros , e posso me jogar no mundo pois sei que vou sobreviver.


..........


"Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás"
( História de uma gata - Chico Buarque)
PS: Quando cheguei em casa minha mãe havia comprado uma coleira para o meu gato. Ele não gostou e tanto mordeu e se estranhou com o " colar" que conseguiu que ela não ficasse no seu pescoço. Mais uma vez afirmo, devo ter alma felina. Não nasci para coleiras.

3 comentários:

  1. Olha, o Haryscow!!! Menina, esse nome já nem tem mais mto a ver com ele, já que ele se domesticou totalmente. Mas que foi uma piada a numerologia dele, foi.

    ResponderExcluir
  2. rs, domesticado totalmente acho que nunca será -bem que eu gostaria - mas acho que já já consegue viver em sociedade... rs

    ResponderExcluir
  3. Amiga, acolhi duas gatinhas que foram abandonadas na feira, estou muito feliz com elas. Realmente os felinos são muito independente, mas igualmente a nós humanos são dependentes de atenção e carinho, e o melhor da história é qu eles tem forma própria de retribuir carinho.
    Abraços e parabéns pelo Haryscow.
    Xico Rocha

    ResponderExcluir