quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mão única ou A recíproca não é verdadeira


Percebendo algumas atitudes cheguei à conclusão que alguns ainda são filhos egoístas. Sim, a maioria dos filhos ainda age como se todos os males de suas vidas fossem culpa dos pais. Então ouvimos coisas do tipo, meu pai não me deu atenção, minha mãe saía pra trabalhar e me deixava com a babá, meus pais nunca me deram liberdade, fui criado(a) por avós, tias, madrinhas, então sou traumatizado (a).

Alguém lembra que antes deles serem pais são pessoas comuns, que sofrem, sentem tesão, sentem saudade, amam, precisam de dinheiro ou têm medo? Aliás poucas coisas devem dar tanto pavor do que acertar na escolha de dar uma vida melhor para um filho. Será que os filhos esquecem que seus pais são humanos e não super-herois?

Eles não têm o dever de acertar sempre, podem até ter o dever de tentar, mas são mortais, e como qualquer outro têm o direito de errar. Acompanho bemmmm de perto uma situação em que os pais por não terem condições financeiras e geográficas de criarem seus filhos sozinhos, a família arrumou uma forma de ajudá-los, às vezes imagino se esses filhos vão questionar o porquê desses pais não terem os criados no inteiro do Pará, como se para esses mesmos pais fosse fácil dividir a criação de seus filhos com parentes, e principalmente conviver com uma saudade imensa e quem sabe com uma frustação de não poderem criar seus filhos sozinhos.

Uma amiga resumiu de uma forma bem correta, os filhos costumam ser egoístas, querem que os pais vivam em torno de suas vidas e seus problemas, como se os pais não tivessem seus próprios conflitos pessoais. Faz algum tempo que parei de culpar meus pais por meus traumas ( uns dez anos no mínimo...), se eu não consigo aceitar que um ser humano pode ter feitos escolhas não tão felizes, que tipo de pessoa eu sou? Só porque alguém gerou uma vida não significa que vá ter que deixar de ser humano, passar a ser santo e se doar completamente. Tem que cuidar, com certeza, afinal, ter filho é uma opção, tem que educar, repassar princípios, prepará-lo para um dia sobreviver sozinho, mas insisto não tem o dever de fazer tudo "certo", sendo que este certo é na concepção do filho.

Não tenho filhos ainda, mas sou filha, amo meus pais e não acho que eles acertaram sempre, mas e daí? Eu acertei sempre? rs.

Pai e mãe de uma certa forma, sempre vão buscar caminhos para propiciar melhores condições de vida para seus filhos, melhores chances e oportunidade para que voem em lugares que muitas vezes eles nem tiveram coragem de sonhar. E pode ter certeza, nem sempre esses caminhos são fáceis para os pais. Será que não está na hora de encarar que o que acontece com você é totalmente culpa sua, inclusive seus traumas? Ora você escolhe como encarar as situações, você escolhe que roupa vai usar, que livro vai ler, que amigos quer ter, porque não escolher assumir também que a questão não é o que fazem contra ou a favor de você, e sim como você encara isso. Tenho uma amiga que tá sempre sorrindo, e, enfrenta problemões em casa, o que ela faz? Segue adiante, sem culpar ninguém, sem condenar ninguém, fez de suas dificuldades e limitações, conquistas e sem rancor.

Sempre repito, não importa o que a vida fez com você, e sim o que você fez com o que a vida fez com você. E parem de culpar os pais, ao invés disso, disponibilizem seu tempo com ele ( quantas vezes você abriu mão de dar uns beijos , de sair pra balada, ou para passear com os amigos pra ficar conversando com eles??). Ninguém tem a obrigação de se doar 100% por ninguém, e não devemos cobrar isso, nem dos nossos pais.

2 comentários:

  1. É... o egocentrismo é o mal do século. Os filhos querem que os pais vivam em função deles, mas não fazem o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. amyga, tanx pela análise, eu tava precisando! bjs.

    ResponderExcluir