terça-feira, 8 de setembro de 2009

VOCÊ TEM MEDO DE QUE???



Nunca encontrei alguem que não tivesse algum tipo de medo ou fobia, aliás, acharia até estranho alguem ser inteiramente destemido, meio irreal. Já vi pessoas com medo de altura, da morte, de perder alguem, de gente morta, de verdades, de amar, de animais, de outras pessoas , mas honestamente, sempre achei isso muito normal. Mas e quando esse medo passa a governar a vida, será que não é hora de tentar superá-lo? Como sempre fui a favor de evoluir, de buscar melhoras, por que não superar meus medos? Tenho um certo medo de altura, e de alguns "esportes/situações radicais", mas sempre tentei ignorá-lo, pois não viveria bons momentos, não teria ido em metade das montanhas-russas que fui, não teria voado de asa-delta, feito surf na pedra, rapel, e não estaria planejando pular de para-quedas ( assumo que tenho adiado esse salto).Essa é a questão: o medo pode nos impedir de viver momentos especias, inesquecíveis.

Comecei a pensar nisso quando percebi que nunca poderei conhecer Fernando de Noronha ou alguns lugares lindos, e até mesmo mergulhar, pelo meu PAVOR de tartaruga. Já me acostumei com as gargalhadas após eu admitir esta fobia, mas é a minha fobia.Não é justo eu não desfrutar daquele paraíso por medo de um animal. Fazer o que? Estou pensando na possibilidade de um tratamento para perder este medo, e acreditem só de pensar nisso, já entro em pânico, pois quem me conhece sabe que não posso ver uma tartaruga nem por foto. Talvez essa seja a minha maior superação. Sei que é assustador a ideia de enfrentar os medos, o que nos aflinge, nos pertuba, mas porque não tentar???

OBS: Só para comentar, dias desses, o Globo Reporter falou sobre o tema medo/fobia, e uma senhora de mais de 80 anos me chamou a atenção. Ela saltou de asa delta,e quando a reporter perguntou o motivo , se queria provar algo, ela respondeu que fez o salto por ela mesma, para superar seus proprios limites, que não precisava provar nada pra ninguem.


Experiência inesquecível.

4 comentários:

  1. E eu que tenho claustrofobia, baratofobia e fotofobia? Te ganhei, tá? A fobia de tartaruga é sim esquisita, mas engraçada não. Fobias nunca têm graça, ao menos pra quem as tem. E dá pra tu levares as fotos e o vídeo do salto? Eu ainda não vi. :(

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muuuuitoooo medo de andar de avião. sempre tomo calmantes e entro com o pé direito, literalmente. E é um medo que me impede de realizar alguns sonhos e até atrapalha no trabalho. Barata tenho é nojo. Tenho medo que sofia pegue doenças, qualquer febre já tô de orelha em pé. E tenho medo da violência tb. Sempre rezo a noite (embora não acredite em Deus.. vá entender) pedindo proteção a todas as pessoas que amo. É, não superei a tartaruga!

    ResponderExcluir
  3. Aaah eu tenho fobia de tartaruga :x da raiva que as pessoas ficam zoando..

    ResponderExcluir
  4. Aaaah, eu tenho fobia de tartaruga.. O ruim é que as pessoas ficam zoando, acham que é brincadeira :x

    ResponderExcluir