terça-feira, 23 de março de 2010

ALICE II



Segue abaixo trechos de uma crônica  de Paulo mendes Campos sobre livro Alice no pais das Maravilhas:

Para Maria da Graça




" ...Este livro é doido, Maria. Isto é: o sentido dele está em ti. Escuta, se não descobrires um sentido na loucura acabarás louca. ....a realidade, Maria, é louca."


"Nem o Papa, ninguem no mundo, pode responder sem pestanejar á pergunta que Alice faz à gatinha: " Fala a verdade, Dinah, já comestes um morcego?" Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. "


" Quem sou eu no mundo? Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares esta charada, tão entrenhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás."


"Por isso te digo, para a tua sabedoria de bolso, se gostas de gato, experimenta o ponto de vista do rato. Foi o que o rato perguntou a Alice: " Gostarias de gatos se fosses eu?".


"É bobice, Maria da Graça, apostar uma corrida se a gente não irá saber quem venceu. Se tiveres de ir a algum lugar, não te preocupe, a vaidade fatigante de ser a primeira a chegar. Se chegares sempre aonde quiseres, ganhastes. "


".. foge, polida mas energicamente, dos homens e das mulheres que suspiram e dizem:" minha vida daria um romance, sSobretudo dos homens. Uns chatos irremediáveis, Maria."


" A palavra depressão cairá de moda mais cedo ou mais tarde. Como talvez seja mais tarde, prepara-te para a visita do monstro, e não te desespere ao triste pensamento de Alice: Devo estar diminuindo de novo. Em algum lugar há cogumelos que nos fazem crescer."


"Alice tinha diminuído tanto de tamanho que tomou um camundongo por um hipopótomo. A alma da gente é uma máquina complicada que produz durante a vida uma quantidade imensa de camundongos que parecem hipopótamos e de rinocerontes que parecem camundongos"


" nunca devemos perder o bom humor. Toda pessoa deve ter Três caixas para guardar o humor. Uma caixa grande para o humor mais ou menos barato que a gente  gasta na rua com os outros; uma caixa média para o humor que a gente precisa ter quando está sozinho, para perdoares a ti mesma, para rires de ti mesma; por fim uma caixinha preciosa para as grandes ocasiões, os momentos perigosos em que estamos cheios de dor ou de vaidade, em que sofremos a tentação de achar que frcassamos ou triunfamos."


" as vezes uma pessoa se abandona de tal forma ao sofrimento, com uma tal complacência, que tem medo de não poder sair de lá. Por isso, Alice depois de ter chorado um lago pensava -Agora serei castigada, afogando-me em minhas próprias lágrimas. A própria dor deve ter a sua medida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário