segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Hoje , logo pela manhã, ouvi uma mulher dizer que o "dia internacional das mulheres" é uma bobagem. E fiquei pensando se ela realmente sabe o motivo da data, afinal, como tantas outras data s comemorativas acabaram se tornando comercial , 8 de março não seria diferente. Porém , JAMAIS devemos esquecer que este dia é reflexo de lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, por igualdade salarial (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho),trabalho digno dentro do ambiente de trabalho, sem falar no direito a voto ( no Brasil somente em 1932 que as mulheres  adquiriram o direito de votar, sendo que os primeiros votos no Brasil começaram 32 anos após Cabral ter desembarcado no país) . Quantas não foram mortas, por pedirem para serem tratadas  como seres humanos, para possuirem os mesmos direitos que os homens sempre usufruiram.
Há muitas outras que ainda lutam por novas causas (como a conquista pela licença maternidade de seis meses),  por uma igualdade e respeito que não foram adquiridos plenamente por puro preconceito. Há também as lutas que travam diariamente entre trabalho, casa, vida pessoal, luta por sobrevivência, luta pela liberdade e respeito sexual, luta contra um machismo enraizado muitas vezes em seus proprios lares.
Algumas mulheres tentam vencer esse preconceito ou a longo prazo ou impondo ao mundo suas ideias, música e visões de realidade , sendo muitas vezes rotuladas com adjetivos nada dignos. São essas últimas mulheres que venho homenagear nessa data,  quatro mulheres (Clarice Lispector, Frida Kahlo, Maysa e Edith Piaf) que podem não ter lutado diretamente pelo que acreditavam, mas usaram arte para assim o fazer, usaram a manifestação artistica para romper com barreiras que a sociedade teima em manter. Fizeram (fazem) sucesso sem "dar ouvidos" aos demais, impondo a  conservadores, a hipócritas,a machistas ou não, seu direito de ser o que são, independente de seu sexo.

Obs: Quanto à mulher que me falou que acha uma bobagem comemorar o dia das mulheres, fica minha lástima, pois  ela faz coro, sem nem saber, a cultura do preconceito.



 

 



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Seus textos sempres são bem escritos, e esse não seria diferente...
    Como sou uma das suas seguidoras do seu blog, estava aguardando o texto de hoje, tinha certeza que vc teria guardando um texto especialmente para nós mulheres...
    Adorei!!!
    bjuss

    ResponderExcluir
  3. E viva às boas mulheres. As comuns não fazem diferença, nem deveriam ter direito a esse dia. :P Tipo a Michelle Obama. Ô Laiza... rs.

    ResponderExcluir